INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
ANDREA BALIEIRO
BETÂNIA ALMEIDA
ÉDER BARBOSA
WILKS GALVÃO
Antonio Ferreira (Lisboa, 1528 - 1569), escritor e humanista português, um dos mais importantes do Renascimento, conhecido como "o Horácio português".
Estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde teve por mestres Diogo de Teive, com quem aprendeu as Literaturas greco-romanas, e Jorge Buchanan.Foi desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa. Como discípulo mais destacado do poeta Sá de Miranda, destacou-se na elegia, na epístola, nas odes e no teatro.
Em 1564, casou-se com D. Maria Leite, natural de Lamas de Orelhão, no concelho de Valpaços, local onde recolheu as informações para a sua "História de Santa Comba dos Valles", sobre a Lenda de Santa Comba dos Vales. Seu filho, Miguel Leite Ferreira, publicou seus poemas sob o título de Poemas lusitanos em Lisboa (1598) e suas comédias apareceram em 1621 junto com as de Francisco Sá de Miranda.
Sua obra mais conhecida é uma tragédia, A Castro o Tragédia de Inês de Castro, de inspiração clássica em cinco atos, na qual aparece um coro grego, está escrita em verso polimétrico. O tema, os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei Afonso IV de Portugal, será no futuro um dos mais tratados pelos dramaturgos europeus. Esta tragédia só foi impressa em 1587.
É considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa. Em 1569 morreu de peste negra.
SONETO
Dos mais fermosos olhos, mais fermoso
Rosto, que entre nós há, do mais divino
Lume, mais branca neve, ouro mais fino,
Mais doce fala, riso mais gracioso:
Dum Angélico ar, de um amoroso
Meneio, de um esprito peregrino
Se acendeu em mim o fogo, de que indino
Me sinto, e tanto mais assi ditoso.
Não cabe em mim tal bem-aventurança.
É pouco üa aima só, pouco üa vida,
Quem tivesse que dar mais a tal fogo!
Contente a alma dos olhos água lança
Pelo em si mais deter, mas é vencida
Do doce ardor, que não obedece a rogo.
ANTÔNIO FERREIRA
Bibliografia: Odes, subgénero que introduziu em Portugal, elegias, éclogas, epitáfios, epigramas e sonetos; A Castro (tragédia); Bristo (comédia); Cioso (comédia).Nota: A sua obra foi compilada e impressa em Lisboa, em 1598, sob o título Poemas Lusitanos, dedicados por seu filho Miguel Leite Ferreira ao príncipe D. Filipe
Como referencia:
António Ferreira. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-09-27].
QUESTÃO: Que assunto, segundo o texto, seria um dos mais explorados por Antônio Ferreira?
A lenda de Santa Comba dos Vales, pois recolheu muitas informações para escrever a história "História de Santa Comba dos Valles". Porém o tema de sua obra mais conhecida são os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355.
ResponderExcluiruns dos mais explorados foi amores do principe D.pedro de portugal por Inês.BETÂNIA SILVA
ResponderExcluirMediante o texto, o tema mais explorado seria os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei Afonso IV de Portugal.
ResponderExcluirAndré Fernandes.....
OBS.: odenilda reis.
ResponderExcluirsegundo o texto, o tema mais reconhecido, sendo o mais explorado foi amores do principe D. Pedro de Portugal por inês de Castro.
A Lenda de Santa Comba dos Vales e os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado são os assuntos mais explorados por Antônio Ferreira segundo o texto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir